15 dicas pra conseguir mais visualizações e inscritos no YouTube

21 comentários

YouTube, Top Dicas mais views e inscritos no canalEssas dicas vêm ajudando muitas pessoas inclusive eu a atrair mais views e inscritos para o canal. Como este artigo é um pouco extenso e estou cada vez mais acrescentando coisas aqui, sugiro que você adicione ele aos seus favoritos do navegador para não perdê-lo. Para isso pressione Ctrl+D. Se você está começando no YouTube e seu canal ainda está pequeno, estas dicas são para você. Aqui você vai encontrar várias dicas para por em prática nos seus vídeos, fazendo com que eles sejam mais exibidos na web e gerando assim mais visualizações para o seu canal. Pegue já um copo de café, prepare os óculos e boa leitura.


1) Ferramentas

Vamos começar falando então das ferramentas. Existem milhares de ferramentas espalhadas pela web e a maioria delas tem o objetivo de tunar suas exibições e tornar teu canal, mais popular. Muitas destas ferramentas vão além da plataforma YouTube e atende também outras redes, como blogues, Facebook, Twitter, Instagram e por aí vaí. Vou falar um pouco sobre duas categorias de ferramentas, que são:

  • Ferramentas de Marketing Multiplataforma – Promoção Social

Like-ex, bannerTalvez esta seja a dica mais importante para atrair mais views e inscritos para o seu canal. Estes sites, pelo menos a maioria que entrei e me cadastrei pra ver,  trabalha com uma espécie de moedas, points ou ainda tokens, porém a ideia é a mesma, mas fique tranquilo que o serviço é grátis também, interagindo com outras plataformas de outros usuários você acumula moedas, pontos ou tokens dependendo da plataforma que você for usar, que pode gastar em uma campanha que você fizer. Isso inclui views no YouTube, comentários curtidas e inscritos. Além do YouTube você pode popularizar sua página ou seu perfil em outras redes sociais também: como o Facebook, Twitter, Instagram e outros mais. Estou usando alguns deles no momento e particularmente estou gostando. Está me ajudando muito. O grande problema destes sites é pra quem não tem tempo, pois pra você alavancar a sua campanha você também precisa interagir bastante. O que eu quero dizer é que você precisa curtir páginas, fotos e perfis dos outros, se inscrever em outros canais também, ver vídeos, cada vez que você faz uma destas tarefas você ganha pontos, moedas ou tokens que pode ser trocado por visualizações, inscrições e curtidas nos seus vídeos. Você também pode atrair mais views e inscritos para outras redes que não seja o YouTube. Vou deixar aqui alguns deles pra você conhecer:

FollowLike | ShareYT | LikesPlanet | LinkCollider | LikesAsap | Addmefast

Falei sobre este tipo de ferramenta e separei uma lista delas em outra postagem, fiquem à vontade para darem uma analisada. Lá vocês irão encontrar e saber mais sobre outras que eu uso.

  • Ferramentas de Troca de Banners

Este tipo de sistema é um pouco complicado de utilizar, mas se você souber tirar bom proveito destas ferramentas você pode se dar bem com elas. Como o próprio nome sugere. São sistemas onde você envia o seu banner, e ele será exibido em outros sites, sites ou blogs de outros membros. No seu banner você pode configurar o link do seu canal do YouTube ou o link de um vídeo por exemplo. Desta forma quando um internauta clicar no seu banner ele será redirecionado para o seu canal, ou vídeo gerando assim mais um visualização. Devido a complexidade do uso destes sistemas, fiz uma postagem explicando melhor os recursos que elas têm e fiz também um lista com as melhores delas. Se você se interessou dê uma olhada na postagem para saber mais informações sobre elas. ​

2) Tag Explorer

A exploração de tags (ou etiquetas para quem preferir em português) é um passo muito importante que pode impactar muito nas visualizações do seu vídeo. Então não basta que o seu vídeo seja espetacular, você tem que usar títulos, descrições e tags corretamente para que os internautas possam encontrá-los. Então se você ainda não sabe o que é tag explorer, está mais do que na hora de ficar sabendo e aprender como utilizar este recurso em seu favor. Existe inúmeras ferramentas na internet com este recurso, mas vou falar aqui de uma ferramenta, que não tem somente o tag explorer mas tem muitos outros recursos que o YouTuber ou Vlogger precisa para criação de vídeos. Trata-se do TubeBuddy. Sugiro que você conheça esta ferramenta se quer ter mais facilidades no gerenciamento do seu canal. Abaixo segue um vídeo explicando sobre o recursos Tag Explorer que é uma das várias funcionalidades do TubeBuddy. Para instalar a extensão basta acessar a página oficial do plug in para Chrome e Firefox no link logo acima.

3) Lei da oferta e procura

A exatamente 12 dias atrás postei um vídeo em meu canal do YouTube (5 momentos de Bruna Marquezine dançando) e pra minha surpresa este vídeo já está com quase 300.000 exibições. Isso aconteceu somente duas vezes em 2011 e agora este ano. Fiquei curioso pelo fato de meu canal ter somente 8000 inscritos e um vídeo chegar a este número em tão pouco tempo, e resolvi pesquisar um pouco sobre o assunto na internet.

Encontrei outros canais com a mesma situação, por exemplo, em um vídeo de um tutorial muito simples de como Instalar o WinRar tem incríveis 230000 visualizações e o canal não chega nem a 1500 inscritos, pelo menos no momento que eu fiz este artigo. E isso acontece muito no YouTube. Então fica a pergunta porque isso acontece com alguns vídeos?

Umas lidas rápidas em algumas postagens, alguns vídeos assistidos no próprio YouTube, cheguei em duas palavras: Oferta e procura. Isso também existe no mundo digital e não é só com feijão e tomates. Geralmente são vídeos que muitas pessoas procuram mas poucas se propõem a fazer. Então quando um criador de conteúdos para o YouTube acerta o que os internautas estão procurando e ninguém está fazendo é isso que acontece. Não importa se você tem poucos inscritos, este vídeo vai fazer muitas visualizações. Porém se você tiver muitos inscritos o resultado é ainda muito melhor.

Existe uma maneira de saber o que os internautas estão procurando e que está em falta?

Sim. Existe muitas ferramentas na internet para isso. Uma que eu uso bastante e que também tem esta função é o TubeBuddy, falei dela logo acima. Se você quiser mais informações sobre a ferramenta, vou deixar um link aqui com várias ferramentas para youtuber e no meio delas está incluído o TubeBuddy.

Agora se você me perguntar o que pode dar uma acelerada nas exibições dos seus vídeos do YouTube eu incluiria esta resposta. Fique ligado na lei da Oferta e Procura.

4) Títulos

Titulo de vídeo - YouTube

As primeiras coisas a serem dadas um pouco de atenção são:

​Os títulos dos vídeos na grande maioria é o principal para atrair mais views e inscritos​.

Ele faz com que o usuário se interesse pelo vídeo e clicando nele, ganha uma exibição extra.

E por sua vez este poderia ser um vídeo seu. Quando você estiver escolhendo um título para o seu vídeo, insira palavras como: EXCLUSIVO, NÃO PERCA no início do título de seu vídeo, isso faz com que alguém leia o resto do título. Então inclua de uma a três palavras na descrição de seu vídeo. Lembre-se de não deixá-lo muito longo para não correr o risco do sistema do YouTube cortar na hora de exibi-lo na página de vídeos relacionados. Por exemplo: Se eu tiver um vídeo em que eu faria uma mágica eu colocaria o título assim: Truque Raro de Mágica! Não Perca! Certamente o seu vídeo ganharia muito mais exibições do que se você colocasse apenas. Minha Mágica. Esta aí um pequeno detalhe que pode te ajudar a atrair mais views e inscritos

Então é muito importante que você coloque de uma a cinco palavras no título de seu vídeo, para conseguir mais exibições e assinantes. Faça o título parecer profissional usando letras maiúsculas no início dele. Para reforçar um pouco do que está escrito logo acima, deixo logo abaixo um vídeo falando mais um pouco sobre como escolher os títulos dos seus vídeos. Vamos ver o vídeo então?
Para ver quais são os assuntos do momento como é falado no vídeo, clique aqui para YouTube e aqui para o Google.

5) Títulos em outros idiomas

Já que estamos falando de títulos, deixa eu falar sobre outro recurso muito importante lançado recentemente pela plataforma do YouTube. Trata-se das traduções de títulos. Com ele você pode ter o seu título traduzido para vários idiomas.

Como funciona? Simples. Supondo que você colocou o seu título em inglês e em português. Pessoas que estiverem usando o navegador em português verão o seu título em português. Agora se a pessoa estiver com o navegador no idioma inglês, a versão em inglês do seu título será exibida. Interessante não? Entendeu agora porque este recurso é muito importante e te ajuda a conseguir mais visualizações para o seu vídeo se você usá-lo corretamente? O legal é que este recurso já é do YouTube e você pode usá-lo de graça. Segue logo abaixo um vídeo explicativo mostrando como usar este recurso.

 

6) Descrição


Descrição de vídeo - YouTubeAs descrições são muito importantes porque elas dão ao usuário a informação sobre o seu vídeo. Você tem que colocar uma descrição precisa para o seu vídeo para maximizar o número de exibições e consequentemente atrair mais views e inscritos. Escreva na descrição do seu vídeo falando como você o fez, que equipamentos ou softwares utilizou, escreva o que você faz no vídeo. Enfim escreva na descrição do vídeo o que você colocaria se estivesse escrevendo para um blog ou uma revista. Os mecanismos de pesquisa indicarão os seu vídeo também pela descrição. Quer um exemplo, veja a descrição deste vídeo que fiz do Super Mario. A propósito deixem um comentário e um like se o vídeo te agradar.
 

7) Palavras-chave
tags de vídeo - YouTubePalavras-chave são uma das maiores partes do seu vídeo! Elas são responsáveis por relacionar o seu vídeo com outro, assim quando alguém procura algo, caso alguma dessas palavras procuradas esteja nas palavras-chave do seu vídeo, ele vai aparecer na busca de quem estiver procurando e vai atrair mais views e inscritos para você. E isso não somente no YouTube mas em qualquer outra ferramenta de busca pela internet, por isso a importância. Então preencha com o máximo de palavras-chave os seus vídeos para direcionar usuários para o seu vídeo quando procuram por algo. Há muitas ferramentas que ajudam você a colocar suas palavras-chave, um exemplo é a "Sugestão do Google" que dá a você as palavras-chave quando você começa a digitá-las. Atualmente o YouTube sugere a você várias palavras chaves relacionadas ao título do vídeo (já com o intuito de te ajudar a atrair mais views e inscritos), mas também sugerem coisas que não tem nada a ver com seu vídeo, neste caso escreva as suas próprias palavras chaves, mas sem ignorar a sugestão do sistema do YouTube. Evite colocar palavras chaves que não tem nada a ver com seu vídeo pois isso viola as diretrizes da comunidade e isso pode não ser legal para o seu canal, podendo até resultar na exclusão do seu vídeo, sem falar também que isso pode dar um efeito contrário a atrair mais views e inscritos.

8) Miniaturas

São aquelas pequenas imagens de parte do seu vídeo, que atrai o público justamente por mostrar parte deles.  Isso vai atrair mais views e inscritos. Então você precisa editar a imagem e pegar a melhor delas ao longo do vídeo e também usar a melhor qualidade de imagem que puder. Você pode escolher de três miniaturas quando estiver editando o seu vídeo, veja imagem abaixo:
As miniaturas do seu vídeo são o que muitas pessoas olham quando procuram por um vídeo, então se certifique de colocar a imagem mais relacionada com o vídeo. Por exemplo, se eu fizer um vídeo de um carro batendo em um poste, irei pegar a imagem mais próxima do momento da batida. Já vi casos no YouTube onde usuários usam miniaturas de imagem sensual no vídeo mesmo sendo um vídeo de outra coisa qualquer (Nossa! Como tem usuários pervertidos) somente para atrair mais views e inscritos. Isso pode dar um efeito contrário ao desejado e pode ir contra as boas práticas do Youtube. Lembrando que além das miniaturas geradas automaticamente pelo sistema você pode fazer o upload de uma imagem relacionada ao seu vídeo. Isso é o mais recomendado. Então capriche na imagem de sua miniatura e faça o upload dela.
 

Se você não sabe como criar uma miniatura bacana, veja o vídeo abaixo mostrando como criar uma com o Photoshop e Sony Vegas.


 

9) Qualidade do vídeo

A qualidade do vídeo é muito importante, pois o simples fato de seu vídeo ter uma qualidade ruim pode deixar de atrair mais views e inscritos. Então no momento da gravação do vídeo escolha um local bem claro de preferência com coisas relacionadas ao seu vídeo nos fundos. Por exemplo, se irei gravar um vídeo tocando uma música vou deixar parecer nos fundos, violões, pianos ou pôsteres de coisas relacionadas a música colados na parede, isso "enche" a vista de que está assistindo assim pode assistir novamente ou até enviar para um amigo. Outra coisa importante é fazer o vídeo o mais curto e atrativo possível porque se o vídeo for muito longo os usuários podem se incomodar de ficar vendo por muito tempo e não ver mais.

10) Inscritos

Inscritos - YouTubeO princípio básico para se conseguir mais inscritos no Youtube eu diria que é a apresentação que gera views e views que gera inscritos. Nunca se esqueça de colocar no final do vídeo links para outros vídeos, links para o seu canal e peça para que o usuário se inscreva no seu canal caso ele tenha gostado do vídeo. Peça que ele insira os seus vídeos nos favoritos, dê like, assim ele vai acabar divulgando o seu vídeo automaticamente, fazendo com que seu vídeo se espalhe pela web podendo até se tornar um viral. E se tornar um viral, você vai atrair mais views e inscritos. Esqueça a troca de inscritos, sub for sub ou coisas do tipo isso não dá certo. Se você não sabe o que é, nem procure saber.
 
      11) Relacionamento de canais 

Relacionamento de Canais, box for box, trocar box, cross promotion.

Relacionamento de canais - YouTubeRelacionamento de canais é outro recurso legal que pode nos ajudar a atrair mais views e inscritos. Porém o efeito não é lá aquelas coisas. O esquema é bem simples basta adicionar o canal de outro usuário e pedir que ele faça a mesma coisa,  Alguns usuários tratam este recurso como "trocar box" ou em língua inglesa "box for box". Tem ainda uma expressão que sempre vejo que é a Cross Promotion (Promoção cruzada). Deve funcionar bem com canais grandes, mas ainda acho que para canais pequenos não ajuda muito não, mas não custa nada tentar. Achou interessante? Você pode fazer o teste com o meu canal, cujo link é http://www.youtube.com/sonaje em agradecimento por ter escrito este artigo. É bom lembrar que tem uma limite para isso, no momento em que escrevo este artigo o limite é para 16 canais, ou seja, você só pode relacionar 16 canais ao seu.

12) Postagens em Blogs

Tenho mais uma dica quentíssima que me ajudou a atrair mais views e inscritos, e como vocês sabem mais inscritos significa mais views…visualizações…exibições…como você preferir. Primeiro vou falar sobre o que me ajudou a ter um total de 2,600,000 dos vídeos enviados (número de todos os vídeos, no momento em que escrevo esta postagem) e depois eu comento da maneira que encontrei de conseguir mais inscritos no meu canal. Então o lance é o seguinte: Procure fazer com que administradores de blogs famosos incorpore o código do seu vídeo no blog deles, quanto mais blogs publicarem o seu vídeo, melhor, pois vai atrair mais views e inscritos. vou dar um exemplo aqui com dois dos meu vídeos:
estatisticas insight
Este é o video do Super Mário, que modéstia a parte é muito legal, foi publicado no blog Ñ Intendo, e só este blog trouxe um número de mais de 150,000 views para este vídeo. Como você pode confirmar, esta é uma ótima maneira de atrair mais views e inscritos

estatisticas insight 2

E este é do Street Fighter, como você pode ver pela figura só no blog Não Pode Rir tem mais de 45,000 views. Este são dois exemplos, mas existem no Brasil, além desses, vários blogs bacanas que pode publicar o seu vídeo. O esquema é pegar o contato no próprio blog e enviar o link do seu vídeo. Porém sugiro que retribua divulgando no seu vídeo o link do blog que posta seu vídeo. Afinal uma mão lava a outra, não é mesmo? 

Lista de email

Atrair mais views e inscritos com seu e-mail também é uma ótima idéia. Quando começamos a falar para nossos amigos e conhecidos, que fazemos vídeos, muitos deles fazem a pergunta. - Qual é o endereço do seu canal? Quando for passar esta informação aproveite e pergunte o e-mail da pessoa, assim se ela der um bom feedback sobre seus vídeos, inclua esta pessoa na lista de seu e-mail. Então toda vez que você fizer um vídeo novo envie para a lista criada. Mas não envie e-mail sem que a pessoa saiba, ou sem pedir permissão a ela, assim você está deixando de semear spam e a comunidade YouTube agradece. Isso é um pequeno detalhe, que pode fazer muita diferença e te ajudar a atrair mais views e inscritos para o seu canal.

13) Ajudando os amigos:

Apesar do YouTube ser uma plataforma muito conhecida, ainda tem pessoas que não sabem ou não tem uma conta no YouTube, ou simplesmente não criam porque não tem tempo para gerenciar. Divulgar materiais como vídeos e fotos dos seus amigos pode ser um detalhe que te traz mais inscritos. Lógico que isso não vai te trazer milhares de inscritos, mas para quem tem poucos inscritos pode fazer diferença. Então para explicar melhor isso, coloquei um vídeo animado logo abaixo. Vendo este vídeo você vai entender melhor o que eu estou querendo dizer.

Conseguir mais exibições e assinantes

pode ser uma tarefa fácil se você souber os atalhos. A única maneira de se destacar em meio a uma tsunami de criadores de conteúdo muito talentosos é você estudar e procurar dicas como esta na internet justamente para atrair mais views e inscritos. Não pare de estudar e aprimorar os seus conhecimentos, pois assim você encontrará um caminho mais fácil para atrair mais views e inscritos e chegar ao sucesso.
É isso aí galera, vou ficando por aqui. Não esqueça de compartilhar caso saiba de mais algumas dicas para atrair mais views e inscritos. Como sempre estou atualizando este post sugiro também que inscreva-se em nosso blog, assim quando eu postar mais alguma coisa você será notificado. Até a próxima e boa sorte com os seus vídeos.

Mais recentes Mais antigos

Veja Também

21 comentários

  1. Pesquisem no youtube: OFCvinnymoreira e vejaa meeu videoo novoo de F.S (se inscreve la) valle a pena conferir ;D

    ResponderExcluir
  2. Nao achei bom, isso é baixo, é jogo sujo, deve-se conquistar com o seu trabalho e não com técnicas tão baixas.

    ResponderExcluir
  3. gostei muito das dicas e gostaria que voce se inscrevesse no meu canal- videos de viagens de sonia maia. Tenho mai de seiscentos vídeos porém muito poucos acesos. Gostaria de ter a sua opinião.
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá procure dar mais atenção ao título. Use a criatividade e crie o título com referências. Por exemplo. Se você estiver falando do "Lugar X" Crie títulos como.. Lugar X.. onde Brad Pit passou suas férias no último ano... ou então Lugar X, onde foi gravada um cena do filme Senhor dos Anéis. Isso é só um exemplo haha. Procure mencionar em seus vídeos, nome de celebridades ou coisas famosas. Mas precisa encaixar no seu conteúdo, não adianta nada mencionar um pessoa, ou livro ou filme, se em momento algum do seu vídeo tem coisas relacionadas ao que você colocou no título. Espero ter ajudado.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Valeu amigo. Fico feliz que estas dicas tenham te ajudado. Obrigado por comentar e deixar o seu feedback.

      Excluir
  5. Como faço pra vc postar o link do meu canal no seu blog?Estou começando um canal agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lilian, viste a página Anuncie Conosco. O link está na área de menus no topo da página. Lá você encontra todas as informações que precisa para anunciar seu canal.

      Excluir
  6. No mercado livre vende views, é verdade ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha do jeito que está hoje, é possível. Rs. O cara pode ter um blog famoso por exemplo, anunciar no mercado livre. O cara que compra passa o link do vídeo, ele pega o link coloca no blog, e quando tiver o tanto de views combinado ele retira o link do vídeo do blog.

      Excluir
  7. Obrigado foi muito bom pra mim apesar de ser muita coisa kkkk não é fácil ter um canal no YouTube to meio confusa ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Cristina, realmente é muita coisa, e olha que isso aqui ainda é pouco viu...Tem muita dica que ainda não tive tempo de colocar neste post para atualizar. Sugiro que você coloque esta página nos favoritos do navegador e vá lendo devagar. Agora ter um canal e manter sempre atualizado com conteúdo novo é realmente muito difícil, principalmente para quem não dispõe de tempo para isso. Obrigado por comentar e deixar o feedback.

      Excluir
  8. Achei interessante esta ideia compartilha o videos com outros canais automaticamente.

    Mais fiquei na duvida, no youtube tudo tem um limite, existe limite canais secudarios (200), limite para se inscrever em outros canais(2000) e com certeza vai ter um limite para compartilha videos com outros canais.

    Como esta ferramenta faz burlar estes limites e não fazer que eu perca o meu perfil?

    ResponderExcluir
  9. LinkCollider works better for SEO! Try it or search it on Google.

    ResponderExcluir
  10. haaa, valeu pelas dicas, gratidão, vu me inscrever no seu canal, e se quiser "trocar Box", apesar que meu canal é pequeno acho que não compensa pra você, mas ele tá crescendo, eu abandonei ele por anos e agora voltei, então posso indicar o seu canal e você indicaria o meu, na página principal do meu Canal, se valer apena pra você, é claro, me de um feedback por favor, grata, abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Siga-nos por email