7 Maneiras de identificar golpes no Mercado Livre

Postar um comentário

O Mercado Livre faz tanto sucesso no Brasil que se tornou o principal classificados eletrônico nos quatro cantos do território tupiniquim. São milhares de compras e vendas feitas diariamente no site, facilitando assim a vida de muita gente que pode criar um negócio através do sistema, ou até mesmo desocupar um espaço vendendo algo que não usa mais.

Pessoas físicas e jurídicas fazem da comunidade um vasto grupo que atendem necessidades um dos outros com muita rapidez e economia. Porém esta popularidade toda da plataforma atraem muitos golpistas diariamente. Talvez tanto que até a equipe do Mercado Livre, demorem tanto para identificar estes golpistas e esta demora faz com que muitas pessoas inocentes sejam vítimas de fraudes e golpes.

Porém, neste artigo vamos tentar abrir os olhos de algumas pessoas e ajudá-las a identificar um anúncio fraudulento, no mercado livre. Mas para isso precisamos de sua ajuda. Não se esqueça de compartilhar este artigo, com seus amigos, para que um deles não seja vítima de negócios fraudulentos no ML. Contamos com sua ajuda, para que possamos ajudar os outros.

Lembrando ainda que este artigo complementa um vídeo que fizemos, e postamos em nosso canal. Para ver o vídeo corra lá para o final do post e dê um clique no play.

Maneiras de identificar fraudes no mercado livre

1. Preço baixo demais

Este você ouve falar em tudo quanto é noticiários. Sempre desconfie quando o preço é muito baixo e a oferta é imperdível. Em um anúncio do Mercado Livre quando é muito barato, principalmente quando se trata de aparelhos como celulares, TVs, videogames etc, milhares de usuários visualizam aquele anúncio. Caso seja verdadeiro dificilmente você vai ser o premiado e ser o primeiro a visualizar, principalmente quando se trata de somente um produto à venda. Sempre se pergunte: se o preço está tão baixo, e tem somente um pra venda, porque é que ainda não foi vendido?

2. Comunicação ruim no Mercado Livre

Quando você faz perguntas na área do vendedor, ele sempre omite alguma coisa. Por exemplo: Você pergunta o valor do frete, e se aceita mercado pago. Ele responde o valor do frete e omite que não aceita mercado pago. Não responde com clareza e pode ser até estúpido nas respostas.  Geralmente se você pergunta se vende por um preço a baixo do que está anunciado ele responde mais claramente, pra conseguir dar o golpe mais facilmente. Está sempre aberto a propostas.

3. Tenta negociar fora do ML

Vai tentar pegar alguma forma de contato sua fora do Mercado Livre como e-mail, telefone ou What’s App. Desta forma fica mais fácil de te enganar, dizendo que já tem gente querendo comprar, para você se apressar (para não perder o negócio) e realizar uma transferência bancária para que ele possa enviar rapidamente o produto através dos correios. Aliás transferência bancária é forma de pagamento preferida de golpistas.

4. Não aceita Mercado Pago

Mercado Pago é um das formas mais segura de realizar a sua compra, pois o Mercado Livre segura o dinheiro que você pagou e só libera para o vendedor depois que você recebe o produto. Por isso esta é uma forma não utilizada por golpistas, pois se você não receber o produto, vai informar para o Mercado Livre que não vai liberar o pagamento. Então, caso desconfie de algo, só fala a compra pagando com o Mercado Pago. Esta é a forma mais segura. Não deixe ser enganado. Dê valor ao seu dinheiro.

5. Poucas Vendas

Geralmente um perfil fraudulento, não se sustenta por muito tempo no ML. Então, na dúvida verifique o perfil do Vendedor, se tiver pouco tempo (dias) fique esperto. Se tiver poucas vendas e sem reputação calculada então, não faça a compra.

6. Produtos Impecáveis

É uma forma de atrair compradores inocentes. Geralmente o produto que está à venda apesar de usado, é quase novo. E geralmente você vai pensar: “Não posso perder este negócio!” Tudo é feito de modo estratégico para que você queira comprar o mais rápido possível sem se dar conta que está caindo no conto do vigário.

7. Muitas perguntas de interessados

Nos anúncios fraudulentos, você vai ver um movimento gigante de usuários interessados. Várias mensagens com perguntas sobre frete, se aceita troca por algo, proposta com preço menor, perguntas sobre forma de pagamentos etc.  Porém apesar deste grande movimento, ninguém ainda comprou nada, e o usuário não tem nenhuma venda registrada.

Se você encontrar pelo Mercado Livre, um anúncio com estas características. NÃO COMPRE sem se informar e especular o vendedor, principalmente se a forma de pagamento for transferência bancária. Se fizer isso, a chance de você perder o seu valoroso dinheiro é quase cem por cento.

É isso aí então pessoal, como prometido no início do post, segue logo abaixo o vídeo, no qual falamos sobre este mesmo assunto. Para o ver o vídeo, basta dar um clique no play.

Este artigo foi escrito pelo Joninha que recentemente assistiu: MARIELLE FRANCO, CAUÊ MOURA E O FIM DA PM

Veja Também

:

Siga-nos por email